Gens Universa Veneti Appellati Sunt
Eles são universalmente chamados de Povo Veneto (Tito Livio)
Lat .: Gens Veneti, Ita: Veneti, Eng. Venetians, Fr .: Venetien, Ted .: Venetien, Port .: Venezianos, Sp .: Venecianos,)
De 1948 até hoje, os habitantes da “Região de Veneto” são chamados em italiano de “Veneti”.
Há 73 anos, os Venetos são cidadãos do Estado europeu denominado “República Italiana”.
Os Venetos têm nacionalidade italiana.
De 1866 a 1948, os Venetos são chamados também em italiano de “Venezianos” (e não de “Veneti”) e o Vêneto tem o nome de “Veneza Euganea”. Por 82 anos, os Venetos foram súditos dos Reis de Sabóia, soberanos do recém-nascido “Reino da Itália”.
Sob a administração de Savoy, os Venetos não são considerados um povo e sua nacionalidade passa a ser obrigatoriamente italiana.
De 1815 a 1866, “Venezianas” são chamadas as populações venezianas do Reino Lombardo-Veneziano da Áustria. Por 51 anos, os Venetos foram súditos dos Reis Habsburgos, governantes do chamado “Reino da Áustria-Hungria”
Os Venetos, um dos vários povos administrados pelo reino dos Habsburgos, foram considerados súditos dos Habsburgos de nacionalidade veneta.
Da Idade Média ao século 19, “Veneziano” significa em portugues a tradução da palavra vulgar veneziana “Venetiàn” (ou Venesiàn) e para “Veneza” a tradução em portugues da palavra latina “Venetia” O povo de Venetia comumente se llamaban “Venetiàn” porque vive en seu Estado Nacional de Veneza/Venetia, em latim Venetiarum Res Publica (Port.: República de Veneza).
Desde a época romana até a Idade Média, os Venetos são chamados em latim de “Gens Veneti”, populações com cidadania romana e nacionalidade veneziana.
Desde 3000 AC, os “Veneti” são populações itálicas que vivem no nordeste da península italiana com uma língua, usos e costumes comuns. Para a historiografia moderna da Idade do Bronze, eles também são chamados com o nome de “Venetkens”. Para a historiografia clássica greco-latina, os Venezianos lutam na Guerra de Tróia (1250 aC) contra os aqueus de Ulisses e Aquiles que se autodenominam “Weneti”, “Eneti” ou “Enetoy”.
Os Venetos modernos agora dispersos em todos os cantos do mundo, com pelo menos 5000 anos de história documentada, são uma das nações mais antigas e menos conhecidas da Europa.
“Nem todos os que viajam pelo mundo estão perdidos.”
Tolkien