LINGUA, ARTE E CULTURA

Lingua Vênética

Língua indo-europeia falada pelos antigos Vênetos desde a Idade do Bronze. Recebemos inscrições que datam do século VI a.C. no limiar da época romana, no século II a.C.

Stele vênetica da Isola Vicentina (VI)

Datado da Idade do Ferro e com a palavra “VENET KENS” (Povo Veneto) gravada, é o primeiro testemunho escrito importante da Nação Vêneta.

Autores Vênetos em latim

O historiador paduano, Tito Lívio (século I a.C) e o poeta lírico veronês, Gaius Valerius Catullus (século I a.C), cidadãos romanos vênetos de nascimento, deram uma importante contribuição à literatura latina clássica.

Enigma vêneto

Composto entre 700 e 800 d.C. e encontrado na biblioteca do Monte Capitolino em Verona, é considerado o documento mais antigo escrito em itálico.

Se pareba boves alba pratalia araba et albo versorio teneba et negro semen seminaba (Texto original)

Ele mantinha os bois à sua frente, arava prados brancos e tinha apenas um arado branco e uma semente preta que semeava (Paráfrase)

Solução: escritura

Língua Vêneta

Língua românica (de origem latina, como o francês, o espanhol, etc.), ainda amplamente utilizada na forma oral, foi utilizada durante mais de mil anos na forma escrita nas terras vênetas em todos os relatórios governamentais e diplomáticos apresentados ao Senado pelos embaixadores vênezianos .

Lingua Literária

A Língua Vêneta nasceu como língua literária no século XII (a língua florentina 100 anos depois) e desenvolveu-se ao longo dos séculos em poesia, teatro, prosa e ciência.

Lingua Internacional

A Língua Vêneta, até ao século XVIII, assumiu o papel de língua comercial, governamental e diplomática no Mediterrâneo oriental e na diplomacia turca.

“Se te vedi el gran turco, parlighe in venessian”. Lema usado pelos comerciantes vênezianos em Istambul (século XV)

Lingua Científica

Na Idade Média, algumas obras importantes sobre medicina (Libro Agregà de Serapiom) e matemática (Larte de labbacho) foram compostas na Língua Vêneta.

Escritores da Lingua Veneta

O dramaturgo paduano Angelo Beolco, conhecido como Il Ruzzante, e os vênezianos Giacomo Casanova e Carlo Goldoni são três dos principais escritores que compuseram obras famosas na Língua Vêneta.

“No ve smaravegiè se parlo o scrivo a sta foza, a sto muodo e no toscan, perchè, se no’l savé, son Venetian e in altra lengua no so se sia vivo”. (G. Querini, escritor do século XVI)

“Não se surpreenda se eu falo ou escrevo desta forma, desta maneira e não toscana, porque, se você não sabe, sou Vênetian e em outra língua não sei se eu estaria vivo”. (G. Querini, escritor do século XVI)

Língua Vêneta e governo dos Habsburgos (Reino da Áustria)

Durante a administração austríaca (1815-1866), a Língua Vêneta também foi reconhecida e utilizada como “língua de serviço” da Marinha Real Austro-Veneta.

Língua Veneta e Governo de Sabóia (Reino da Itália)

Desde 1866 a Língua Vêneta, com a Veneza Euganiana (atualmente Região do Vêneto) sob o Reino da Itália dos Sabóias, cedeu um dia para o outro, perdeu o status de Língua (Língua Vêneta) e foi rebaixada para a de Dialeto (Dialeto Vêneto).

A Língua Vêneta e o estado italiano

Para o Estado italiano, a Língua Vêneta é um dialeto da muito recente língua italiana nascida com o Reino da Itália no século XIX… e que até 1861 era falada por apenas 2,5% da população da península.

Lingua Vêneta en Italia

As regiões do Estado da República Italiana, onde se fala a Língua Vêneta, são Vêneto, Trentino, Venezia Giulia, Toscana (Maremma Grossetana e Alberese), Lácio (comunidade Vêneto-Pontino de Latina, Aprilia, Sabaudia) e Sardenha ( Arbórea e Oristano).

Lingua Vêneta no Mundo

Os Países do mundo onde a Língua Vêneta ainda hoje é falada, nas suas variantes locais, são Croácia, Eslovénia, Montenegro, Brasil, Argentina, México e Roménia.

Talian

Uma variante muito semelhante à Língua Vêneta, o Talian, ainda hoje é falada por 500 mil descendentes vênetos no Brasil e é oficialmente reconhecida e protegida pelo governo de Brasília.


Reconhecimentos da Lingua Vêneta

A Língua Vêneta foi incluída por Dante Alighieri entre as principais línguas itálicas no “De Volgari Eloquentia” já em 1305. Foi usada pela Sereníssima durante 400 anos, admitida pelos governos napoleônico e austríaco até 1866, e oficialmente reconhecida pela UNESCO em 1999.

Wikipedia em Lingua Vêneta

Com quase 60.000 artigos e 30.000 colaboradores, a Wikipedia é um serviço fundamental para a promoção da Língua Vêneta no mundo da Web.


Mozilla Firefox, Whatsapp e Telegram em Lingua Veneta

Existe uma “versão vêneta” do famoso navegador e dos dois aplicativos de mensagens mais conhecidos.

Veneto L1

Língua Vêneta é hoje falada por 75% dos vênezianos e 65% dos estrangeiros que vivem nas regiões de Vêneto, Trentino e Friuli Venezia Giulia.


Canções na Língua Vêneta

Bandas e cantores que se expressam na Língua Vêneta como Pitura Freska, Los Massadores, Giggo, Ossi Grossi, Kalibro, Rumatera, Herman Medrano, Do’Storieski, Aquarasa, La Ghenga Fuoriposto, Katarrhal Noise, John See a Day, Ciuke e Radiofiera… são seguidas por um grande número de fãs.

Influencers Vênetos

El Canal, Andreas Ronco, Tony Sugaman, Marco e Pippo, Carlotta Berti, ALice Guerra, Pseudoluca, Miguel Gobbo Diaz, Massimo Barco, Rsonnydalsanto, Dinodisandrà (e muitos outros) são os verdadeiros porta-estandartes modernos da Língua Vêneta.

Academia Bona Creansa

Na Itália, esta associação cultural trata do estudo, pesquisa, ensino, promoção e progresso da Língua Vêneta e da cultura veneta.

Łengua Mare (@linguaveneta_lenguamare)

No Brasil, os descendentes vênezianos têm a oportunidade de aprender a Língua Vêneta a História Veneta graças aos videocursos promovidos por Fernando Menegatti.

Arte Vêneta

Estima-se que 1/6 do patrimônio artístico mundial esteja localizado no Vêneto. Muitas obras de arte atualmente preservadas no Louvre foram roubadas do Vêneto como espólio de guerra por Napoleão.


Estilos artísticos autóctones
venetos

Os principais estilos artísticos mundiais bem definidos como vênetos nativos são: Gótico Vêneziano (século XIII), Humanismo Arquitetônico da Cidade Ideal (século XIV), Pintura Tonal Vêneta (séculos XIV-XV), Arquitetura Palladiana e Barroco Vêneziano (século XVI), Vedutismo (vênetian painters) (século XVII), Neoclassicismo Canoviano (século XVIII) e Romantismo Histórico Hayeziano (século XIX).


Artistas vênetos famosos no mundo

Além de Ticiano, entre os pintores, os excelentes nomes são os de Bellini, Mantegna, Cima da Conegliano, Carpaccio, del Piombo, Lotto, Giorgione, Da Ponte, Tintoretto, Veronese, Tiepolo, Canaletto, Piazzetta, Ricci, Hayez, Guardi e Longhi. Entre os arquitetos lembramos Palladio, Luciano Laurana, Longhena e Piranesi. Entre os escultores, com Canova, estão Francesco Laurana, Tartaglia, Corradini e entre os músicos Vivaldi, Salieri, Tartini e Albinoni. Entre os literatos estavam Tito Livio e Catullo, Ruzzante, Trissino, Bembo, Goldoni e Foscolo.

Vilas Vênetas

Construídos no sentido do “Bom descanso” da aristocracia vêneta, foram concebidos num estilo totalmente inovador pelo grande arquitecto Palladio também como centros de produção agrícola.

Commedia dell’Arte

Gênero teatral tipicamente vêneto criado por Carlo Goldoni, nascido no século XVI, caracteriza-se pela ausência do roteiro (improvisação) e pelo uso de máscaras.

My Agile Privacy

Questo sito utilizza cookie tecnici e di profilazione. 

Puoi accettare, rifiutare o personalizzare i cookie premendo i pulsanti desiderati. 

Chiudendo questa informativa continuerai senza accettare.