Mi no vago combatar (Port.: Eu não vou lutar)
Os Venetos têm o empreendedorismo no sangue, e não o desejo de fazer a guerra. Melhor negócio! … o Emigrar!
Dracmas venéticas
Já em 1200 aC. os Venetos de Pádua tinham sua própria casa da moeda que cunhava as moedas de prata
Ducado Veneziano
A partir de 1284 Veneza lança a cunhagem de ouro e o ducado passa a ser a moeda mais credenciada dos estados do sul da Europa no século XVI era o ducado veneziano.
Zecchino Veneziano
A partir de 1254 o Ducado mudou de nome, conquistou os mercados europeus e incentivou o comércio da Sereníssima.
Mezzogiorno del Nord
Do final do século XIX até meados do século passado, o Vêneto era pobre e considerado o “Mezzogiorno do Norte”. As condições de vida, nutrição e saúde ofereciam uma expectativa de vida inferior a 40 anos.
Remessas de dinheiro do exterior
O Vêneto se recuperou dos dois grandes conflitos bélicos e alcançou uma excelente qualidade de vida graças sobretudo às generosas remessas de dinheiro dos Venetos que emigraram para o exterior.
Milagre econômico
Próspero centro econômico durante a década de 1980 e início de 1990, o Veneto é considerada uma das regiões mais prósperas do mundo.
Locomotiva da Itália
Denominação referente ao Vêneto e comumente utilizada pela mídia durante as últimas décadas do século passado.
Povo do CNPJ
Apesar da tributação estatal muito elevada (64,8% em Itália contra a média europeia de 40,6%) mais de um quarto da população do Veneto tem uma forte propensão para o empreendedorismo e tem um número de CNPJ.
Estilo Veneto
Modelo de produção extremamente dinâmico da pequena empresa que floresceu e prosperou na década de 1980 e foi objeto de estudo nas mais renomadas universidades econômicas dos Estados Unidos.
Casa-Capanon (Port.: Casa-Armazém)
Uma combinação que indica como trabalhar no depósito atrás da casa sempre fez parte da vida empresarial na região de Veneto. Assim como a relação de grande familiaridade e amizade entre o proprietário e os funcionários.
Metalmezzadro
Desde a década de 1960, destaca-se a figura do meeiro veneto que trabalha a semana na fábrica e aos sábados e domingos no campo.
Muso duro e bareta fracà
O trabalho no Veneto prospera em sua própria sacralidade feita de duros sacrifícios, coragem e obstinação contra a adversidade.
Micheasso
Figura mítica do Vêneto que vive sem trabalhar. “A ti si come Micheasso, che magna bebe e não faz nada!”
PIB
A partir dos dados de 2017, o produto interno da região de Veneto é igual a 162,5 bilhões de euros para um valor bruto per capita de 33 mil euros.
Resíduo fiscal
O Veneto é uma das regiões mais ricas da Itália. O Valor Adicionado Veneto constitui 10% do nacional.
Suicídios e fuga de empresas
Devido à tributação excessiva e às manobras econômicas estatais desatentas, muitos empresários perderam suas vidas nas últimas décadas e uma miríade de empresas na região de Veneto decidiu fechar ou se mudar para o exterior.
Paroni a casa nostra
O pedido de autonomia na gestão do Vêneto sempre foi sentido pelas pessoas que vivem na Região.
Nascimento e mortalidade
Os Venetos sofrem com uma baixa taxa de natalidade e uma expectativa de vida entre as mais altas do mundo (80 anos para homens e 85 para mulheres). Os centenários são mais de 1500.
Turismo
O Veneto hoje, com suas instalações turísticas muito modernas, é a primeira região turística da Itália.
Grand Tour
Já entre os séculos XVIII e XIX as terras do Vêneto com suas montanhas, lagos, planícies, vales, colinas, rios, mar e lagoas eram parada obrigatória para os turistas europeus que visitavam a península italiana.
O tecido veneto (na gíria: “e strasse”, Port.: “os trapos”)
Benetton, Campagnolo, Marzotto, Stefanel, Coin, Diesel, são apenas alguns nomes de indústrias ligadas ao estilo, à moda e ao bom gosto tipicamente italianos.
Agricultura do Vêneto
Vinhas, frutas e grãos de alta qualidade são cultivados principalmente nas planícies férteis e nas colinas circundantes.
Pesca e pecuária
No Vêneto são categorias econômicas líderes com alto índice de qualidade.